sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ser Jovem



Ao fazer esse texto deparai-me com a seguinte pergunta clichê: “O que é ser jovem?”.
E a partir disso percebi que somos muitas vezes estereotipados como a imagem de rebeldes sem causa, morcegos, preguiçosos, imaturos, descompromissados... Creio que – infelizmente - muitas vezes nos mostramos dessa forma negativa. E mesmo com todos esses defeitos ainda dizem que nós somos o futuro. Parece um tremendo paradoxo.
Enfim, não somos de todo maus. Toda questão tem dois lados. E do outro lado eu enxergo um monte de: Rebeldes com causa, batalhadores com medo, aflições, dores, vitórias, inseguranças, alegrias e muita energia. Gente que não se importa em fazer o bem e estar um pouco arrumado. Somos muito mais do que dizem, pois “a juventude é por natureza impregnada de simbolismos, potencialidades, fragilidades e inexplicáveis ambiguidades.” É composta dessas singularidades, diferenças. Essas coisas que nos fazem únicos...
E eu conheço uma jovem encantadora, única, que na sua humildade, aceitou sua missão e foi ao encontro de quem dela precisava. Essa jovem é Maria. Ela foi enviada a servir. E no exercício de sua tarefa sofreu. Entretanto, sabia que tudo aquilo ia além da sua compreensão, mas seu interior ela buscava conhecer Deus. Porque somente se ama, se defende o que se conhece. Mesmo que muitas das vezes não entendamos o porquê de certas coisas ocorrem. Queremos felicidade instantânea, queremos respostas rápidas aos nossos problemas...Contudo, não é assim que as coisas acontecem.
Tenho certeza que cada um, na sua realidade de grupo de jovens ou individual, já pensou em desistir da caminhada. Mas apesar de tudo estamos aqui. Pois assim como Maria, que no auge de sua juventude encheu-se de coragem e ousou, nós nos apresentamos aqui para dizer sim e sermos os santos de Deus.
E não há nada mais belo que isso. Ser jovem é isso. É se doar sem medo, é arriscar. É ser jovem em todos os lugares. É ser lindo na essência. E na sua face e atitudes tentar mostrar o rosto de cristo. Se humilhar para que Ele se eleve. E ousar a cada dia, quebrar os padrões. Somos realmente o aqui e o agora. “O amanha é ilusório, porque ainda não existe. O hoje é real! É a realidade que você pode interferir. As oportunidades de mudança estão no presente. Não espere o futuro mudar sua vida, porque o futuro será a consequência do presente.” Essa é a nossa chance de fazermos a diferença. “Corrida hoje, vitória amanhã! Nunca se esqueçam disso.”


Texto escrito por Amanda Sibien Bandeira, grupo Jofice.

Nenhum comentário: