quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Evangelista São Lucas é patrono da Medicina


A origem do Dia Do Médico está diretamente ligada à história cristã. Comemorado hoje em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Canadá e Estados Unidos foi escolhido pela associação com a Igreja Católica, que nesse dia reverencia São Lucas. Ele teria estudado Medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador, sendo considerado um dos mais intelectuais discípulos de Cristo.

A tradição de ter Lucas como patrono da Medicina, se iniciou por volta do século 15 e, segundo historiadores, ele tinha maior cultura que outros evangelistas e em seus evangelhos utilizava uma linguagem mais aprimorada do que de outros apóstolos. A terminologia empregada por Lucas em seus escritos se tornou outra prova indireta da sua condição de médico.

Em certas passagens, utiliza palavras que indicam sua familiaridade com a linguagem médica de seu tempo. Este fato tem sido objeto de estudos críticos comparativos entre os textos evangélicos de Mateus, Marcos e Lucas, e é apontado como relevante na comprovação de que Lucas era realmente médico.



 A vida de São Lucas, como evangelista e como médico, foi tema de um romance histórico muito difundido, intitulado "Médico de homens e de almas", de autoria da escritora Taylor Caldwell. Embora se trate de uma obra de ficção, a mesma muito tem contribuído para a consagração da personalidade e da obra de São Lucas.

Segundo historiadores, Lucas considerava que o poder dos deuses seria mera sugestão, mas com influência benéfica para a cura, uma vez que a mente do enfermo possui uma energia capaz de aliviar ou vencer muitos de seus males, quando devidamente conduzida. Muitas das curas atribuídas a Lucas, além da eficácia dos tratamentos com ervas e outros remédios naturais, têm sido consideradas milagrosas. Ele nasceu em Antioquia, atual Síria e morreu em Bithynia, em data não definida, quando foi decapitado por pregar e difundir os ensinamentos de Jesus. 


Outros países

 
Em alguns países latino-americanos, como Argentina e Uruguai, o Dia do Médico, também conhecido como Dia Internacional do Médico, é comemorado no dia 3 de dezembro. A data foi escolhida em uma reunião da Confederação Panamericana de Saúde, nos EUA em 1933, em homenagem ao nascimento do médico cubano Juan Carlos Finlay (1833-1915), a quem se deve a confirmação da teoria da propagação da febre amarela através do mosquito Aedes Aegypti.
No México, o Dia dos profissionais da medicina é comemorado em 23 de outubro, data em que celebra a inauguração, pelo médico, então presidente da república, Valentin Gómez Farias, em 1833, do Estabelecimento de Ciências Médicas, instituição de ensino superior responsável pelo desenvolvimento da medicina mexicana. (M.C.)

Fonte : http://www.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=427678

Nenhum comentário: